ENEM 2019 – Inscrição / Edital / Local de Prova / Gabarito / Resultado

ENEM 2019 – Exame Nacional do Ensino Médio, foi criado para o único objetivo, avaliar os conhecimentos obtidos até o termino do Ensino Médio, ou seja, o exame é uma forma de analisar se o candidato realmente usufruiu os conhecimentos transmitidos pelos professores.

A prova começou a ganhar uma proporção imensa, que hoje em dia se tornou o Exame mais cobiçado por milhões de pessoas que desejam ingressar no Ensino Superior em instituição pública e privada.

Abaixo você verá todas as informações referente ao Enem 2019. Desta forma, se você tem interesse em realizar o exame leia atentamente todos os requisitos abaixo. Confira!!

Entenda o ENEM 2019

Cada ano que passamos, desejamos realizar determinado curso para a nossa evolução, alegria e desejo. O ENEM garante que o candidato tenha o prazer de realizar o desejo, através da realização de uma prova de 180 questões de assinalar.

ENEM 2019

Podemos afirmar com toda clareza que a nota obtida de forma clara de acordo com as informações obtidas pelo participante, é importante para disputar na seleção para as bolas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Não podemos deixar de mencionar que no ano 2009, o ENEM se tornou a única forma de se candidatar em outras universidades através do SISU (Sistema de Seleção Unificada).

O Exame em 2009 se tornou o favorito para estudantes maiores de 18 anos que frequentavam escolas, sendo possível concluir os estudos de acordo com a pontuação tirada na prova.

Inscrição

Fazer o processo de inscrição ENEM 2019 é completamente fácil, bata apenas o participante ter alguns documentos em mãos.

Vejamos os passos para se cadastrar no Exame Nacional do Ensino Médio.

ENEM 2019


Passo 1 – Após acessar o site (http://enem.inep.gov.br) aparecerá uma página de inscrição onde você deverá informar o seu CPF e data de nascimento.


Passo 2 – Chegamos o segundo processo onde deverá preencher o primeiro formulário de perguntas e respostas. Preencha seus dados pessoais, informando seu e-mail válido nunca cadastrado no sistema, informar seu endereço e de contato.

Chegando ao fim do formulário, crie uma senha forte e que possa ser lembrada com facilidade, pois será usado para acessar em alguns programas, principalmente o SISU.


Passo 3 – Ao concluir o primeiro formulário, passamos para o segundo onde o sistema irá coletar algumas informações necessárias sobre a sua preferência de prova. Nesta etapa, você marcará a língua estrangeira desejada e qual cidade fará a prova.


Passo 4 – Nessa etapa é de extrema importância que venha informar com clareza a sua situação em relação ao Ensino Médio e se irá concluir no mesmo anos que realizará o exame. Vale lembrar que é na mesma página que o candidato deverá informar se deseja obter o certificado de conclusão.


Passos 5 – Essa é considerada uma das etapas que o candidato deverá presta bastante atenção, pois é nesse momento se o sistema incluirá a isenção de taxa de inscrição e concorrer pelo sistema de cotas. Preste bastante atenção nas perguntas e responda corretamente, pois qualquer erro, não poderá voltar.


Passo 6 – Chegando ao processo de finalização a inscrição, caso não possua a isenção de taxa, deverá imprimir o boleto de acordo com o prazo estabelecido pelo sistema, caso contrario, a inscrição será anulada.


Edital

O edital ENEM serve para informar as diretrizes do exame para que o participante esteja ciente de todas as regras e afazeres para que não venha infringir nenhum parágrafo estabelecido.

No Edital fornecido pelo programa, terá todas as informações necessárias sobre o exame, evitando que o candidato fique perdido na execução.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Local de Prova

ENEM 2019

Para consultar o local da prova ENEM 2019 o candidato deverá acessar o site do INEP e clicar em “Página do Participante” e informar seu CPF e senha. No painel, verá o cartão de inscrição onde terá o endereço, instituição, horário e a sala para realizar o exame.

Gabarito

ENEM 2019

Agora é possível saber se você foi bem ao exame ou não. Para consultar o gabarito ENEM 2019, basta acessar o site INEP. Após baixar o gabarito, notará que possuirá cores diferentes, facilitando a localização da cor do caderno que está em mãos.

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio é disponibilizado dias depois para que os candidatos que levaram as provas para casa possam conferir. É importante ressaltar que o número de questões acertadas não significa nada, pois são pesos diferentes.

Resultado ENEM 2019

ENEM 2019

Para consultar o resultado ENEM 2019, basta apenas acessar o site oficial e clicar em “Página do Participante” e clique em “Entrar”. Em seu painel avistará as pontuações de todas as áreas que você respondeu principalmente a pontuação da redação a mais temida.

Redação ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio é composto por quatro provas de múltipla escolha, além de uma Redação, esta que possui maior relevância na nota final. Por isto, podemos considerar a Redação ENEM como o ponto principal do processo seletivo.

Porém, existem muitos candidatos que têm dificuldades em discorrer um bom texto discursivo quando chega a hora H. Logo, este tópico será de grande ajuda para os estudantes que vão participar da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio, e estão em busca de dicas para elaborar uma boa Redação.

Bom, o primeiro conselho que podemos dar é que o candidato, assim que receber a prova, comece a executá-la pela redação. Isto porque o início do exame é o momento em que a sua memória estará mais fresca e descansada para poder gerar ideias.

Feito isto, analise calmamente o tema e o gênero textual que está sendo pedido, para poder montar uma breve estrutura na folha de rascunho. E para te ajudar a não cometer erros nesta etapa, abaixo separamos os critérios que levam a zerar sua redação. São eles:

  • Fuga do tema proposto na prova;
  • Cópia de textos motivadores;
  • Textos com menos de sete linhas;
  • Redações que não se encaixavam no tipo solicitado;
  • Desrespeitar os direitos humanos;
  • Utilizar formas propositais de anulação;
  • Entregar redação em branco;
  • Não demonstrar as cinco competências avaliadas.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos principais processos seletivos do país. Todos os anos, milhares de jovens de todos os estados brasileiros se inscrevem na prova com o intuito de garantir uma bolsa de estudos através de programas educacionais do governo, como SISU, Fies e ProUni.

Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito do resultado ENEM 2019 e dos tópicos que foram tratados no artigo acima deixe o seu comentário a seguir para que possamos lhe responder o mais rápido possível. Boa Sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

ENEM 2019 – Inscrição / Edital / Local de Prova / Gabarito / Resultado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *