ENEM.INEP.GOV.BR 2019 Resultado — Oficial, Classificação, Notas

Criado em 1998, O Enem foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio no país. Desde 2009 o ENEM.INEP.GOV.BR passou a ter mais uma função como selecionar estudantes para instituições federais de ensino superior e programas do governo federal, como o Fies, Sisu, Sisutec e Prouni.

Portanto o Enem é extremamente necessário para quem pretende participar de um desses programas. Na verdade, é essencial, afinal, sem ele, o candidato fica impossibilitado de participar dos processos de seleção. É importante lembrar que caso você tenha interesse em participar desses outros programas do governo federal, você deve realizar o ultimo Enem , sendo apenas esse o válido como padrão de seleção e inscrição.

Um dos momentos que causa maior angustia depois de realizar as provas é justamente esse, aguardar o resultado Enem. Acompanhe o artigo e fique por dentro sobre quando sai o resultado e como fazer a consulta do Enem 2019.

ENEM 2019

As provas do Enem são desenvolvidas para testar a proficiência do candidato em diferentes níveis de conhecimento do ensino médio. Para isso o sistema de seleção e avaliação ocorre por meio de um método chamado TRI (Teoria da Resposta ao Item).

Antes de acontecer o Enem e ter as provas formadas em definitivo para a aplicação das provas no dia do exame, o Enem faz Pré-testes nas questões das provas com diversos alunos do ensino médio e com alunos do primeiro ano superior.

Esse pré-teste sofre um processo chamado de calibragem das questões, determinando assim qual o nível de dificuldade de cada pergunta.
Portanto, o que determina o peso de cada questão é sua dificuldade. Essas questões são classificadas conforme três parâmetros:

ENEM.INEP.GOV.BR


01. Grau de dificuldade.


02. Possibilidade de acerto ao acaso (chute) e poder de discriminação (capacidade que a questão tem de distinguir os estudantes que têm o conhecimento exigido daqueles que não têm).


Quanto mais coerente for seu comportamento, maior será a nota. Por exemplo, se em questões avaliadas com grau de dificuldade menor, e você não acertar, caso acerte uma questão cujo grau de dificuldade seja maior, o TRI considera que isso o acerto foi ao acaso, um chute, portanto essa questão terá um peso de nota menor dado a você, do que seria dado a um candidato que também respondeu as mesmas questões, mas que conseguiu responder da maneira correta as questões de menor grau de dificuldade.

O objetivo é evitar que o candidato utilize o fator sorte na hora de responder as questões. É, portanto, um método mais justo de avaliação, já que o preparo para a prova é ainda mais necessário.

O processo seletivo do Enem acontece em dois dias. O primeiro dia, para o segundo semestre deste ano, ocorrerá no dia quatro de novembro. As provas serão sobre questões da área de:

  • Linguagens,
  • Ciências Humanas
  • Redação.

Com um tempo total de cinco horas e meia para conclusão da prova. A redação deve conter no mínimo sete linhas e no máximo trinta linhas para demonstrar seus conhecimentos sobre o tema.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Deixar a redação em branco, fugir da regra dissertativa argumentativa, e não respeitar os limites de linhas delimitados anula a prova. No segundo dia de prova, (que será no dia 11/11), questões da área de exatas, com duração de cinco horas. Cada prova objetiva tem 45 questões de múltipla escolha.

Durante as provas, o candidato receberá também um cartão-resposta, ou gabarito, onde deverá responder as questões lidas na prova. Para preencher o gabarito, o candidato deve pintar todo o circulo que corresponde à resposta certa. Marcar “x”, não cobrir todo o circulo ou marcar duas respostas na mesma questão, anulam a pergunta.

Quando sai o resultado do Enem

O resultado do Enem 2019 bem como os locais de provas será informado em Outubro no site ENEM.INEP.GOV.BR.

No dia quatro de novembro acontece o primeiro domingo de provas e o segundo, no dia onze de novembro. A divulgação do resultado sairá apenas em Janeiro de 2019. O dia ainda não foi divulgado pelo MEC.

ENEM.INEP.GOV.BR – Resultado ENEM

A maneira mais certa de consultar o Enem é através do próprio site: (https://enem.inep.gov.br/) Lá você encontra os resultados, cronogramas e toda informação necessária.

Ou você pode ficar ligado aqui, e acompanhar todas as informações sobre o processo seletivo, cronogramas e tudo o que você precisa saber sobre o Enem e outros programas, como o FIES, SISU e Prouni.

ENEM.INEP.GOV.BR

Mantenha a calma agora, porque o que você poderia ter feito, que é estudar e manter a calma no dia da prova, já foi feito! Se você se dedicou e acredita ter conseguido uma boa nota, fique atento aos calendários dos outros programas do governo.

Hoje em dia existem diversas oportunidades para dar seqüência aos seus estudos, tal como FIES, Prouni e SISU.


Simulado Enem 2019

Um mecanismo importante para quem busca medir suas capacidades antes de participar efetivamente do ENEM 2019, fazer um simulado poderá, entre outras coisas, ajudar a testar não apenas os conhecimentos do estudante, mas também como ele se sai frente à pressão de fazer as provas deste exame tão concorrido.

A intenção de se fazer esta simulação é justamente a de sentir como a pessoa conseguirá se sair numa situação similar à real, proporcionando a oportunidade de literalmente simular sensações, experiências e interações ligadas ao momento original para o qual se está preparando.

Por conta disto, com vistas em melhorar as chances de se conseguir uma boa nota, uma quantidade impressionante (e que só faz crescer nos últimos anos) de pessoas têm buscado opções boas que ofereçam um Simulado ENEM que seja confiável e que auxilie na medição de seus conhecimentos e capacidades.

Se você quiser intensificar seus estudos e se avaliar, há várias opções de simulados voltados para quem deseja se preparar para o ENEM na web, e algumas das mais interessantes são as seguintes:

  • Simulado ENEM IG;
  • Simulado ENEM Geekie Games;
  • Simulado ENEM Blog do ENEM;
  • Simulado ENEM Brasil Escola.

Lembre-se que cada um dos programas acima citados, tem um cronograma específico, portanto, fique atento para não perder os prazos. Caso tenha alguma dúvida em acessar o site ENEM.INEP.GOV.BR e consultar o enem resultado deixe o seu recado agora mesmo para que possamos te responder o mais  breve possível. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *