ENEM RESULTADO 2019 — Consulta, Quando sai, INEP

Um dos pontos mais importantes, se não for o mais importante de todos eles, o Enem resultado 2019 desperta em milhões de estudantes brasileiros uma grande expectativa, especialmente pelo fato de que ele poderá ser determinante para quem deseja muito conquistar uma vaga em uma universidade, seja ela pública ou privada.

No entanto, muitos estudantes que pretendem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio com esta finalidade não sabem muito bem como se dá a mecânica até se chegar ao Resultado Enem e não sabem como consultá-lo, por exemplo.

Pois é com base nisto que nós escrevemos este artigo, que tem como principal intuito procurar elucidar, lançando luz sobre este ponto tão sensível, importante e decisivo para todos os estudantes brasileiros que vão participar do Enem 2019.

Como funciona o ENEM 2019

O Enem é um exame qualificatório que mede o conhecimento geral dos brasileiros e que serve para ingressar em diversas instituições de ensino superior, privadas e públicas.

As inscrições são abertas no mês de Maio e as provas são aplicadas em Novembro ou Dezembro, com o resultado sendo divulgado no ano seguinte, geralmente no mês de Janeiro. Grande parte dos participantes prestam o exame com o intuito de ingressar em uma universidade.

Como funciona o ENEM 2019

Após realizar a inscrição, os candidatos deverão realizar o pagamento da taxa ou solicitar a isenção da mesma. As provas são aplicadas em dois domingos consecutivos, com a avaliação sendo composta por duas provas com questões objetivas mais uma redação dissertativa.

A primeira prova é composta por 90 questões que abordam as seguintes disciplinas:

  • Ciências Humanas e Suas Tecnologias (45 questões);
  • Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias (45 questões)
  • Redação (um texto dissertativo-argumentativo).

Os candidatos terão um tempo de 05 horas para responderem todas as questões. Já a segunda prova também será composta por 90 questões que abordam as matérias:

  • Matemática, Códigos e Suas Tecnologias (45 questões),
  • Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (45 questões).

Os candidatos terão um período de 05:00 horas para concluir as questões. O gabarito preliminar é divulgado 24 após a aplicação das provas. O resultado ENEM, no entanto, é publicado apenas em Janeiro e a partir dele será possível saber quanto o candidato tirou em cada prova objetiva e na redação.

Gabarito Enem 2019

Após o estudante participar de todo o processo de inscrição e realização da prova do Enem, a consulta ao gabarito poderá ser feita no site do Inep após a sua divulgação acontecer, a data de divulgação dos gabaritos ocorre no início do ano, quando é lançado o calendário do Enem daquele ano, o acesso pode ser feito por meio do site do Enem.

As provas são divididas em 4, a amarela, azul, rosa e branca, o Inep faz a divulgação dos gabaritos de cada uma delas indicando a área de conhecimento, o número da questão e a letra da resposta correta, o aluno então, com seu cartão resposta, pode fazer sua correção e ter uma noção de como seu o seu aproveitamento nas questões.

A prova ocorre em dois domingos, no primeiro o Enem 2019 terá como tema, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, englobando questões de:

  • Filosofia;
  • Sociologia;
  • História;
  • Geopolítica.

Enquanto o segundo engloba questões de:

  • Biologia;
  • Química;
  • Física.

O segundo domingo são tem como tema a Matemática, Linguagens e a Redação, neles serão cobradas questões de:

  • Educação Física;
  • Artes;
  • Literatura;
  • Língua Portuguesa;
  • Tecnologia da Informação;
  • Língua Estrangeira;
  • Matemática.

O aluno poderá fazer a consulta do gabarito oficial de provas ao final do segundo domingo de provas.

ENEM Resultado 2019

Importante demais em todos os sentidos, antes de falarmos do Resultado do Enem, nós vamos falar sobre como funciona o Enem, para que não haja qualquer tipo de dúvida na cabeça do estudante que pretende prestar este exame.

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio tinha como principal intuito medir a qualidade das escolas de Ensino Médio brasileiras, mas com o passar dos anos, ele acabou por se tornar fundamental para quem deseja ingressar em uma universidade.

Enem Resultado 2019

Mais conhecido como Enem 2019, este exame atualmente é aplicado em dois domingos, com suas provas divididas da seguinte maneira:


Primeiro domingo:

  • Ciências Humanas e Suas Tecnologias;
  • Linguagens;
  • Códigos e Suas Tecnologias;
  • Redação.

Segundo domingo:

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.
  • Matemática;
  • Códigos e Suas Tecnologia;
  • Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.
[/su_list]

No primeiro domingo, os estudantes possuem cinco horas e meia para realizar a prova de Ciências Humanas, Linguagens e Redação, ao passo que no segundo domingo, eles possuem cinco horas para realizar a prova de Ciências da Natureza e Matemática.

Após a realização das provas, o estudante precisa aguardar a divulgação do gabarito preliminar, que se dará alguns dias depois e terá de aguardar o gabarito definitivo, bem como a divulgação do ENEM resultado, para saber se alcançou uma boa nota e se conseguirá utilizá-la para ingressar em alguma universidade.

ENEM Resultado – Quando sai?

Muito importante para quem deseja prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, o Resultado do Enem normalmente é divulgado no decorrer do mês de janeiro do ano seguinte à realização das provas, e isto não irá mudar na próxima edição do exame.

Portanto, para quem deseja saber quando sai o Resultado do Enem 2019, será fundamental acompanhar o site oficial do INEP e a página do participante, que é disponibilizada para auxiliar os estudantes participantes.

Acompanhar estas informações será quase tão importante quanto procurar se preparar para as provas e para a redação do Enem, e o estudante que participar do exame deverá estar atento para os dias de divulgação do Resultado do Enem.

Determinante para muitos estudantes que desejam ingressar em uma boa universidade, tanto pública, quanto particular, o Enem resultado deverá ser aguardado com grande expectativa e com muita ansiedade por todos.

Consulta Enem Resultado 2019

Levando-se em conta o que se viu na edição de 2018, é bem provável que algumas coisas não mudem para a edição de 2019, e isto vale para a forma de se realizar a consulta do Resultado do Enem.

O Resultado foi consultado e apresentou o desempenho dos estudantes em todas as questões das provas, tanto as questões do primeiro domingo, quanto as questões do segundo domingo, e também incluiu a redação.

Em 2017, o procedimento se deu da seguinte maneira: no dia 18 de janeiro de 2018, o resultado foi divulgado ao meio-dia, horário oficial de Brasília, e ele ficou disponível para consulta no site enem.inep.gov.br, que é o:

Enem Resultado 2019

A consulta é simples e pode ser feita de qualquer local, bastando uma boa conexão com a internet, sendo possível realizá-la de um computador, de um smartphone ou de um tablet, tranquilamente.

É importante ressaltar sempre que para realizar a consulta do Resultado do Enem, o estudante deverá ter em mãos o número do CPF e também a senha de acesso que foi gerada no momento do cadastro.

Após inserir o número do CPF e a senha de acesso, o estudante deverá escolher o desenho solicitado como procedimento de segurança, e então passará para uma página que já apresentará a nota conquistada.

Mas a grande verdade é que muito mais importante do que se preocupar apenas com o ENEM resultado, o estudante deverá também procurar se preocupar com os estudos e com a preparação para realizar o exame.


Sisu, Prouni e Fies

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio passou a ser ainda mais importante a partir do momento em que passou a ser utilizada como critério de seleção a programas educacionais criados pelo Governo Federal como Sisu, Prouni e o Fies.

Com a utilização da nota do Enem para acesso aos programas do Governo, o interesse dos estudantes aumentou muito em relação ao Enem. Alunos do país inteiro vêm se preparando cada vez mais e melhor para a realização do Exame e, claro, obter uma excelente nota.

Veja a seguir, alguns detalhes sobre os programas do Governo Federal que utilizam a nota do Enem.


  • Sisu: No programa Sisu – Sistema de Seleção Unificada, a nota do ENEM 2019 poderá ser utilizada e através dela, o participante poderá concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior por todo o Brasil. Em 2019 serão disponibilizadas, em média, mais de 200 mil vagas.

  • Prouni: O Prouni facilita o acesso dos alunos às instituições particulares do país inteiro e a nota do Exame poderá ser utilizada como forma de obtenção de bolsas integrais ou parciais. É importante informar que no ProUni o estudante não pode zerar a redação e deverá ter pelo menos 450 pontos nas provas do ENEM.

  • Fies: E por último, para os candidatos que queiram solicitar o Fies, a Nota do ENEM 2019 também poderá servir como uma ótima ajuda. O candidato que desejar solicitar o Fies deverá ter feito o exame de 2010 em diante, e precisa cumprir dois requisitos – tirar no mínimo 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação.

Estão dispensados dessa exigência os professores efetivos da rede pública de educação básica regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.


A concorrência é cada vez maior, e a quantidade de estudantes participantes também, e isto só aumenta a necessidade de se preparar melhor e de se estudar muito bem todas as áreas de conhecimento que serão solicitadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do Enem Resultado 2019 deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *