QUANDO SAI O RESULTADO DO ENEM 2019 — CONFIRA AGORA

A espera em saber quando sai o resultado do ENEM 2019 pode deixar muitos candidatos de cabelo em pé. A ansiedade depois de realizar o exame é realmente intensa, e muita gente não vê a hora de conferir o resultado final.

Apesar de o gabarito aparecer rapidamente tanto o extraoficial quanto o oficial a ansiedade por ver a pontuação é muito grande. Isso porque o ENEM se vale de um sistema muito peculiar de contagem de pontos, que considera as questões mais difíceis aquelas que são acertadas por um menor número de candidatos como mais valiosas na contagem final.

Por isso mesmo, o resultado ENEM de uma pessoa para a outra pode ser diferente, mesmo que ambas tenham acertado o mesmo número de questões! Se você ainda tem dúvidas sobre isso, leia esse conteúdo na íntegra!

ENEM 2019

O ENEM é a sigla dada para o Exame Nacional do Ensino Médio, este que é um processo de seleção realizado todos os anos pelo Ministério da Educação (MEC).  Através da nota obtida na prova aplicada pelo exame, os candidatos poderão ter a chance de conseguir ingresso em Universidade Públicas e Privadas que fazem parte deste programa.

Este processo de seletivo é composto por quatro provas de múltipla escolha, sendo que cada uma delas possui 45 questões, além de uma redação. As áreas abrangidas em cada prova são as seguintes:

ENEM 2019

Ciências Humanas e suas Tecnologias – História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Química, Física e Biologia.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da informação e comunicação, além de Língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).

Matemática e suas Tecnologias – Matemática (Geometria e Álgebra).

A prova do ENEM 2019 é realizada com o objetivo de avaliar os conhecimentos e competências dos estudantes que estão saindo do ensino médio ou até mesmo aqueles que já se formaram. E além dos conteúdos mencionados acima, é necessário fazer uma redação sobre um tema surpresa escolhido pelo próprio Ministério da Educação.

Como funciona o ENEM 2019

O Enem é um exame qualificatório que mede o conhecimento geral dos brasileiros e que serve para ingressar em diversas instituições de ensino superior, privadas e públicas.

As inscrições são abertas no mês de Maio e as provas são aplicadas em Novembro ou Dezembro, com o resultado sendo divulgado no ano seguinte, geralmente no mês de Janeiro. Grande parte dos participantes prestam o exame com o intuito de ingressar em uma universidade.

Após realizar a inscrição, os candidatos deverão realizar o pagamento da taxa ou solicitar a isenção da mesma. As provas são aplicadas em dois domingos consecutivos, com a avaliação sendo composta por duas provas com questões objetivas mais uma redação dissertativa.

Calendário do Enem 2019:

Calendário Enem 2019

Confira abaixo o calendário completo do Enem 2019!

Solicitação de isenção e justificativa de ausência: 2 a 11 de abril;

Resultado da isenção: 23 de abril;

Apresentação de recurso para garantia da isenção: 23 a 29 de abril;

Divulgação da análise do recurso feita pelo Inep: até 5 de maio;

Inscrições: de 7 a 18 de maio;

Provas: 4 e 11 de novembro.

Resultado do Enem 2019

O Exame Nacional do Ensino Médio é aplicado uma vez por ano, todos os anos desde a sua criação. A avaliação foi criada para analisar a qualidade do ensino médio no país.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

São aplicadas duas provas que abordam temas referentes as matérias do ensino médio. São, no total, 180 questões com respostas de múltipla escolha, sendo que apenas uma delas equivale a resposta correta.

Além das duas provas, que são aplicadas em dois domingos consecutivos pelo período médio de 5 horas de 30 minutos. Os candidatos ainda fazem uma redação de tema a ser divulgado apenas no dia da avaliação.

Quando sai o Resultado do Enem 2019

Apesar de muito famoso no Brasil, pouca gente sabe como é calculado o resultado ENEM. A prova se vale de um sistema chamado teoria de Resposta ao Item (TRI).

Esse sistema analisa as questões, e atribui valores diferentes para cada uma delas. Isso é feito da seguinte maneira: questões que são consideradas mais fáceis, e acertadas por muitos alunos, ganham um peso menor na média final.
Em contrapartida, aquelas questões que foram acertadas por uma pequena quantidade de alunos, são consideradas difíceis, e ganham um peso maior na média final.

Por isso não é raro encontrar pessoas com uma mesma quantidade de acertos em questões, mas com resultado ENEM final diferente.

Quando sai o Resultado do Enem 2019

Depois que a avaliação é aplicada, os candidatos vão ter que esperar um bom tempo. O ENEM resultado costuma levar uns dois meses para ser divulgado oficialmente.

Antes disso, no entanto, são liberados os gabaritos com as respostas. Mas devido ao método complexo de contagem de pontos, os alunos não conseguem saber quanto fizeram de pontuação, exatamente, até que o resultado ENEM final seja divulgado.

O exame acontece em novembro, e o resultado do ENEM pode sair em janeiro ou até fevereiro. Além do grande volume de provas a serem corrigidas, já que milhões de pessoas participam do exame todos os anos, a redação requer uma avaliação muito minuciosa.

Isso faz com que a correção demore muito tempo, mas garante que, no fim das contas, não exista nenhum erro na contagem dos pontos. É fundamental, no entanto, ficar de olho na divulgação do resultado ENEM 2019. Isso porque logo que ele é divulgado já são liberadas as datas para se inscrever nos programas o Sisu, o Prouni e o FIES.

Consulta Resultado do ENEM 2019

Consultar o resultado não é uma tarefa difícil depois que ele é liberado no portal. Para isso é preciso saber quando sai o resultado do ENEM, é necessário ter em mãos o seu CPF e a sua senha de acesso no portal do participante.

Acesse o site ENEM.INEP.GOV.BR, e forneça os dados conforme solicitado. Se você esqueceu a sua senha, pode verificar em nosso artigo “Local de Prova ENEM” como recuperá-la.

Quando sai o Resultado do Enem 2019

Depois de inserir os dados conforme solicitado, escolha a figura que o sistema pede, e clique para entrar. Assim que entrar você já vai ver a linha de informação com o seu resultado numérico.

Depois de obter o seu resultado do ENEM, é importantíssimo que você acesse os programas do governo para verificar quais são as datas limites para se candidatar aos processos de bolsa e gratuidade.


Como você pode ver, consultar o ENEM resultado não é complicado. Você pode fazer isso pela internet, sem grandes dificuldades.

Caso tenha alguma dúvida a respeito sobre quando sai o resultado do ENEM 2019 deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *