RESULTADO DO ENEM 2019 — Como Consultar – (Passo a Passo)

Com o resultado do ENEM 2019 em mãos, será possível visualizar a nota oficial e, assim, saber se será possível concorrer as vagas oferecidas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSu), por exemplo.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece uma vez por ano e, em cada edição, reúne milhares de estudantes que sonham em conseguir uma vaga em uma universidade através do processo seletivo.

Muita gente vai prestar o exame pela primeira vez e, por conta disso, não sabem como funciona o processo seletivo. Para tirar todas as suas dúvidas em relação ao Enem 2019, elaboramos um conteúdo especificamente para ajudar as pessoas que realizarão a edição desse ano. Saiba mais a seguir!

Como funciona o ENEM 2019

O Enem é um exame qualificatório que mede o conhecimento geral dos brasileiros e que serve para ingressar em diversas instituições de ensino superior, privadas e públicas.

As inscrições são abertas no mês de Maio e as provas são aplicadas em Novembro ou Dezembro, com o resultado sendo divulgado no ano seguinte, geralmente no mês de Janeiro. Grande parte dos participantes prestam o exame com o intuito de ingressar em uma universidade.

Resultado do ENEM 2019

Após realizar a inscrição, os candidatos deverão realizar o pagamento da taxa ou solicitar a isenção da mesma. As provas são aplicadas em dois domingos consecutivos, com a avaliação sendo composta por duas provas com questões objetivas mais uma redação dissertativa.

A primeira prova é composta por 90 questões que abordam as seguintes disciplinas:

  • Ciências Humanas e Suas Tecnologias (45 questões);
  • Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias (45 questões)
  • Redação (um texto dissertativo-argumentativo).

Os candidatos terão um tempo de 05 horas para responderem todas as questões. Já a segunda prova também será composta por 90 questões que abordam as matérias:

  • Matemática, Códigos e Suas Tecnologias (45 questões),
  • Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (45 questões).

Os candidatos terão um período de 05:00 horas para concluir as questões. O gabarito preliminar é divulgado 24 após a aplicação das provas. O resultado ENEM, no entanto, é publicado apenas em Janeiro e a partir dele será possível saber quanto o candidato tirou em cada prova objetiva e na redação.

Gabarito Enem 2019

Após o estudante participar de todo o processo de inscrição e realização da prova do Enem, a consulta ao gabarito poderá ser feita no site do Inep após a sua divulgação acontecer, a data de divulgação dos gabaritos ocorre no início do ano, quando é lançado o calendário do Enem daquele ano, o acesso pode ser feito por meio do site do Enem.

As provas são divididas em 4, a amarela, azul, rosa e branca, o Inep faz a divulgação dos gabaritos de cada uma delas indicando a área de conhecimento, o número da questão e a letra da resposta correta, o aluno então, com seu cartão resposta, pode fazer sua correção e ter uma noção de como seu o seu aproveitamento nas questões.

A prova ocorre em dois domingos, no primeiro o Enem 2019 terá como tema, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, englobando questões de:

  • Filosofia;
  • Sociologia;
  • História;
  • Geopolítica.

Enquanto o segundo engloba questões de:

  • Biologia;
  • Química;
  • Física.

O segundo domingo são tem como tema a Matemática, Linguagens e a Redação, neles serão cobradas questões de:

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.
  • Educação Física;
  • Artes;
  • Literatura;
  • Língua Portuguesa;
  • Tecnologia da Informação;
  • Língua Estrangeira;
  • Matemática.

O aluno poderá fazer a consulta do gabarito oficial de provas ao final do segundo domingo de provas.

Quando sai o resultado do Enem 2019

A divulgação do resultado do ENEM é o momento mais esperado pelos participantes. A ansiedade é tanta que milhares de pessoas ficam vigiando a página do INEP aguardando quando sai o resultado. O número de acesso é tão grande que na maioria das vezes fica praticamente impossível realizar a consulta do resultado.

O resultado do ENEM 2019 geralmente é divulgado no meio do mês de Janeiro. Na edição do ano passado, as notas do Enem foram divulgadas no dia 18 de Janeiro. As notas dessa edição deverão seguir o mesmo padrão da edição do ano passado. Sendo, portanto, divulgada entre os dias 15 e 20 de janeiro de 2019.

Contudo, é muito importante acompanhar o calendário oficial do processo seletivo que é publicado no site do INEP. Lá será possível conferir os dias mais importantes do exame, como a data da publicação do ENEM resultado.

Como consultar Resultado do ENEM 2019

Assim que o resultado for publicado, os participantes deverão acessar o site do INEP para consultar suas notas. Para ajudá-los nesse momento de bastante pressão e ansiedade, elaboramos um passo a passo bem rápido e prático de ser executado.

Confira a seguir:

Resultado do ENEM 2019


Passo 1: O primeiro passo a ser dado é entrar na página do participante através do endereço a seguir: (enem.inep.gov.br). Clique em ir e espere a página carregar e clique em “página do participante”.


Passo 2: Insira o número do CPF, a senha (a mesma utilizada no momento da inscrição) e a imagem de segurança que aparece. Depois de preencher todos os campos, clique em Enviar.


Passo 3: Agora você poderá consultar as suas notas para cada prova e para a redação. Após consultar o resultado do Enem, os candidatos poderão se inscrever nos programas do Ministério da Educação (MEC) e, assim, concorrer as vagas oferecidas.


Caso você tenha perdido a sua senha, não se preocupe. Pela página do participante será possível recuperar a sua senha de forma rápida. Siga as dicas a seguir:

(1) Entre na página do participante pelo endereço enem.inep.gov.br. Em vez de entrar, clique na opção “esqueci minha senha”.

(2) Agora será necessário inserir um endereço de e-mail válido para que o sistema possa enviar uma nova senha. Abra o e-mail e pegue a nova senha.

(3) Volte para a página do participante, insira o CPF, a nova senha e clique na imagem correspondente. Agora clique em enviar e pronto!


O resultado do ENEM é publicado no site do INEP e é muito difícil de acessá-lo no primeiro dia. Por isso é necessário ficar tentando e ter muita paciência. Com a nota do Enem, você poderá se inscrever em programas do Governo Federal e concorrer a milhares de vagas para universidades em todo o Brasil.

Não deixe de compartilhar esse artigo em suas redes sociais, para que seus familiares e amigos tomem conhecimento a respeito do Enem 2019.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do resultado do Enem 2019 deixe o seu comentário agora mesmo para que possamos lhe responder o mais breve possível. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *